"TRASHENDER"
Lisboa, 2023.
Um exercício visual feito em conjunto com os writers “Fraude” e “Fyre 666” que tenta ir mais alem da tradição, jogar com o que muitos chamam de lixo visual e mudar o meio em que é geralmente comunicado.
TRASHENDER procura dar um olhar diferente a algo que existe, polui, agrada ou desagrada, mas que tem feito de trilho para muitos artistas urbanos no caminho ao profissionalismo da arte.
Instalação de 1 dia feita para um open day do WIP STUDIO.
Materiais: Fita LED, arames metálicos, tijolo e valchromat.
"GGG"
Lisboa, 2022.
Projeto inserido na programação do festival Lisboa Criola.
Reinterpretação da frase “Gentileza gera gentileza”, do Profeta Gentileza (Rio de Janeiro, Brasil).
A utilização de uma frase bastante conhecida, “gentileza gera gentileza” do Profeta Gentileza natural do Rio de Janeiro, mas em bengali, não é mais do que a utilização de um espaço e língua local para plasmar um conceito que muitas vezes funciona como mantra nas nossas vidas migrantes.
Materiais: Caixa de luz (aluminio, acrílico com vinil, luces LED controlado com Arduino).
"TIERRA EN EL FUEGO"
Lisboa, 2022.
Em conjunto com dois artistas, recebemos um convite, por parte da @ikeaportugal para dar uma nova vida a um móvel, que muito provavelmente iria acabar no lixo. Com o intuito de criar uma zona de testes e conseguir ter um espaço prático, adaptei por completo o interior de um armário KOLBJÖRN.
Quando pequeno, cresci rodeado de móveis em segunda mão, os meus pais sofreram um sinistro que levou praticamente tudo, mas isto não foi impedimento para que as memórias da minha infância estivessem repletas de bons momentos e conforto. A peça é um conjunto de memórias que nasce a partir do que para muitos poderia ter sido lixo e do fogo que muitas vezes parece só destruir.
É importante questionarmos os nossos hábitos de consumo, este processo parte do início ao fim, desde a compra ao momento que nos desfazemos das coisas para o lixo. Dar uma segunda oportunidade antes de reciclar funciona a maior parte das vezes.
"PATRÕA"
Lisboa, 2021.
PATRÕA é um projeto de instalação pública que vem iluminar os estendais dos prédios e das casas para evidenciar o trabalho
doméstico não remunerado e sublinhar as assimetrias de género e que co- locam as patroas das famílias num lugar de subserviência silenciosa, que leva à subtração do bem mais precioso do ser humano: o tempo. O título do projeto reflete o paradoxo do termo Patroa, coloquialmente empregue pelos companheiros, para nomear a mulher que é a gestora do lar, decisora discreta, mas também a figura subserviente encarregue do trabalho doméstico que assegura o bom funcionamento do Lar.
Trata-se de um projeto de site specific que almeja uma consequente relação com comunidade onde está instala- do, resgatando histórias reais das PATRÕAS e de quem as rodeia, para dar rosto aos principais pilares da sociedade.
O projeto nasce do ímpeto do artista em agradecer profundamente às suas PATRÕAS, que o leva a empreender uma pesquisa sobre o tema do Trabalho Doméstico Não Remunerado.
Materiais: Fita led e arame metálico
"WASH YOUR HANDS"
Lisboa, 2021.
Em 2021, após a estranha e traumatizante pandemia que colocou o mundo em espera, os artistas Akacorleone e Elianyuri se uniram em sua primeira obra de arte original colaborativa, fortemente inspirada por esta realidade não tão distópica, mas indo um pouco mais longe ao imaginar uma mundo onde sinais aleatórios de neon psa aparecem para nos lembrar do medo e do pânico que enfrentamos se não seguirmos as regras.
WASH YOUR HANDS foi um veículo para experimentar duas mentes criativas, para experimentar metal, luz e animação, mas tornou-se o início de uma bela parceria que agora é o WIP STUDIO.
Materiais : LED neon animado em estrutura de metal pintada à mão, com um controlador arduino.